Pular para o conteúdo principal

"Essa é uma Terra de um Deus Mar"

Pedrinho Mendes soube muito bem descrever as belezas do Rio Grande do Norte em sua música Linda Baby. Estive essa semana no município de Lagoa Nova - RN. Nem sabia que existia esta cidade, mas quando conheci, nossa que lugar lindo e exótico para as características climáticas. É uma linda Serra, com vulcão, plantas nativas, culinária bem típica, pela manhã uma temperatura por volta dos 18º C variando até 30ºC a noite 12º.

Saiba mais um pouco sobre Lagoa Nova - RN

Breve histórico

Segundo Coutinho (2006), por volta de 1777, tempo de grande seca, houve a morte de quase todos os rebanhos da região do Totoró, região onde posteriormente surgiu a cidade de Currais Novos, o gado se dispersava a procura de água e alimentos, afastando-se da sede da fazenda. Desde então, D. Adriana de Holanda e Vasconcelos, viúva do Coronel Cipriano Lopes Galvão, sentiu falta de reses mais conhecidas. Ordenou aos escravos a tentarem subir a serra, pois como ficava próxima da fazenda, o gado poderia ter subido até o cimo.

Os escravos subiram a serra seguindo as veredas deixadas pelo gado e fizeram varias tentativas, subiram as trilhas encontraram algumas reses nas proximidades de uma lagoa no meio do matagal. Eles não notaram que a lagoa se dividia em duas partes na estiagem em um espaço de 100 metros uma da outra. Algum tempo depois, os vaqueiros andando a procura de mais reses, descobriram outra lagoa bem próximo a primeira, onde já conheciam, e deram e batizaram com o nome de LAGOA NOVA, por ter sido encontrada em segundo plano, D. Adriana, então, ordenou a seus escravos que fizessem um curral perto da lagoa nova para que permanecesse no local.

Em 1793, D. Adriana viajou a Natal e requereu a sesmaria que passou a ser denominada Lagoa Nova. Até o final do século XIII e durante todo o século XIX, Lagoa Nova, ao menos conseguiu transformar-se em um verdadeiro povoado.

De 1933 á 1948, toda a renda gerada pelos habitantes da área serrana pertenciam ao município de Currais Novos. De 1933 á 1963, decorreram 30 anos de trabalho árduo do povo lagoanovense, em busca de crescimento e desenvolvimento do povoado, que, com muito esforço se tornou Distrito e depois Vila, e em 02 de janeiro de 1963 se eleva a condição de município.

Linda Baby - Pedro Mendes

Essa é uma terra de um deus mar De um deus mar que vive para o sol E esse sol está muito perto daqui Venha e veja tanto quanto pode se curtir

Linda terra para a mãe gentil Belo cai o sol sobre esse rio E esse rio também está perto daqui Venha e veja tanto quanto é o nosso Potengi

Sempre que estiveste por aqui Não observaste o nosso ser Nem aproveitaste o lindo olhar ao céu Venha pois não dá prá dizer tudo no papel

Curte-se aqui ao natural A natureza espalha o nosso chão Estou cantando a terra que é o meu viver E acontece que eu estou cansado de dizer

Que aqui não tem avenida São João Nem o mesmo padrão que se tem por aí Coisas que não tem em todo o canto não se deve exigir

Isso é Natal, ninguém se dá muito mal Como dizem pessoas quase sem se sentir Linda baby, baby linda, volte sempre aqui. ________________________________________

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiat Lux

"Só o obscuro nos cintila." "Uso a palavra para compor meus silêncios." "Eu sei dizer sem pudor que o escuro me ilumina." "A palavra amor anda vazia. Não tem gente dentro dela." "Hoje eu recebi procuração de um pássaro para abrir a manhã e fechar o anoitecer." "São frios são glaciais..os ventos da solidão". As mensagens são do Poeta Manoel de Barros [ @Poeta_ManoeldB ] As imagens são minhas no meu jardim, foi uma homenagem pra Yemanjá no dia 02/Fev./2011

Título

Nestes últimos dias observo uma grande corrente crescente em defesa dos homossexuais e foi este movimento que me motivou a fazer este ensaio descritivo-narrativo das minhas observações e então comecei analisar. Sempre me incomodaram questões de escolhas, do tipo: Você torce pra que time, Flamengo ou Vasco? Você é negro ou branco? Eu não sou branco, nem sou negro, não sou pardo e nem muito menos nunca vi ninguém com essas cores, não criaram uma palheta de cores nem muito menos nomes que fossem compatíveis e que realmente caracterizassem com as verdadeiras pigmentações dos seres humanos, até porque somos mutantes em todos os sentidos e cada um tem sua cor. Outra questão que vou de encontro é: Você é vegetariano ou carnívoro? Se eu não gosto de carne vermelha sou vegetariano? Vegetariano é quem come vegetal... Mas eu não como só vegetais, então eu não sou vegetariano. Sou o que? Tenho que fazer uma relação das coisas que como para me enquadrar a um rotu
Vou postar um e-mail que recebi faz alguns dias, por conta dos muito trabalhos que tinha de fazer, tanto não dei muita atenção como nem abri para lê, hoje porem tive um pouco mais ti tempo e me interessei para dar uma lidinha. Não vou negar que, enquanto lia, dei muitas gargalhadas, mas o texto é super sério, sei que irão rir também, mas reflitam pois o conteúdo vem se refletindo em nós. Segue o texto: CRÍTICA DE ARIANO SUASSUNA SOBRE O FORRÓ ATUAL 'Tem rapariga aí? Se tem, levante a mão!'. A maioria, as moças, levanta a mão. Diante de uma platéia de milhares de pessoas, quase todas muito jovens, pelo menos um terço de adolescentes, o vocalista da banda que se diz de forró utiliza uma de suas palavras prediletas (dele só não, e todas bandas do gênero). As outras são 'gaia', 'cabaré', e bebida em geral, com ênfase na cachaça. Esta cena aconteceu no ano passado, numa das cidades de destaque do agreste (mas se repete em qualquer uma onde estas bandas se apresentam